sábado, 11 de fevereiro de 2012

Liberdade


Liberdade é indefinível, assim como grande parte de tudo o que há no mundo, em termos de subjetividade e dignidade humanas. A liberdade é indefinível, porque ela é relativa; o seu entendimento depende de diversos fatores e circunstâncias, sendo a mais importante, a realidade em que cada pessoa existe.

Para alguns, sendo esta a que pode ser considerada a mais próxima de uma eventual definição, liberdade é o poder de questionar tudo ao redor e agir de acordo com esses questionamentos e conclusões deles provenientes. Porém, para outras pessoas, como aquelas que literalmente morrem de fome e miséria (não só na África, como muitos afirmam, mas no mundo inteiro), liberdade talvez seja outra coisa, liberdade talvez seja um prato de comida e um teto para os filhos.

Existem outros lugares, como Israel, Irã e outros vários (a maioria) países do Oriente Médio, onde a definição (ou indefinição) de algo chamado liberdade nem ao menos existe. Nesses lugares de extrema repressão dos Direitos Humanos universais, liberdade é mantida em segredo pelas autoridades, já que não é interessante para o governo que as pessoas saibam daquilo que podem e deveriam ter, mas que só vão conseguir lutando.

Existe certo senso comum que diz que, problemas como o citado acima, relacionados à repressão da liberdade, só existem nos também já citados países do Oriente Médio. A repressão da liberdade por parte dos governos existe em escala mundial, não apenas em um único continente, ou parte de um, porém tem-se a ilusão de que os ocidentais possuem liberdade de pensamento e ação total. A realidade é que, felizmente, existe uma noção do que é liberdade e de como consegui-la nos países ocidentais, que não há em certos lugares do globo, o que não significa de forma alguma que os ocidentais gozam dessa liberdade total da qual tanto se gabam.

A liberdade, apesar de indefinível, apesar de relativa, é um direito de todos os seres humanos. É ela que dá a consciência do mundo e de seus problemas e possibilidades, mas, infelizmente, ela só vem com luta. A liberdade só vem para aqueles que não se prendem a si mesmos com conformismos e se entregam ao conhecimento e à dúvida constante do mundo e da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário